• Dra. Tielle Machado

O Papel dos Aspectos Nutricionais na Alergia Alimentar: Prevenção e Manejo

Esse artigo é maravilhoso para quem está começando a descobrir esse mundo das alergias / intolerâncias alimentares. Segue um breve resumo do artigo: O objetivo desse artigo foi de revisar e resumir os principais achados na prevenção e manejo da alergia alimentar infantil, com foco no papel dos componentes alimentares e hábitos nutricionais e como eles afetam o desenvolvimento e resposta do sistema imunológico (SI) . pois quando há uma quebra dos mecanismos normais de “tolerância” leva-se a respostas imunes inadequadas e prejudiciais a substâncias normalmente inofensivas, incluindo alérgenos alimentares (como proteína de leite de vaca, ovos, nozes ou marisco).

No nascimento, o sistema imunológico é imaturo, mas se desenvolve nessa idade, a colonização bacteriana intestinal ocorre durante as primeiras semanas de vida e as interações entre a flora intestinal e a mucosa em desenvolvimento resultam em maiores respostas imunes e intolerância oral.

O artigo ainda mostra como a nutrição desempenha um papel fundamental no desenvolvimento, na manutenção e funcionamento das células imunes. Os nutrientes, como o zinco, vitamina D e fatores nutricionais (como pré e probióticos) podem influenciar a natureza de uma resposta imune e são IMPORTANTES para garantir o funcionamento adequado do sistema imunológico ao otimizar a barreira anti-inflamatória, antioxidante e promover a tolerância imunológica.

As intervenções terapêuticas (e mesmo preventivas) DEVEM SEMPRE ser planejadas individualmente.


⛔As informações desse texto e o conteúdo desta página tem caráter exclusivo de informação geral sobre saúde e não substituem consulta com médico ou nutricionista, diagnóstico ou tratamentos.


Referência Bibliográfica:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5579643/


     Copyright © 2016 Dra. Tielle Machado CRM- 52.86811-6