A CIÊNCIA AVANÇA NA INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO AUTISMO

"Com o suporte da Comissão Européia, pesquisadores criam projeto para rastrear marcadores Epigenéticos, Bioquímicos e Metabólicos que estão envolvidos na fisiopatologia do autismo e na sua severidade"

Você ouviu daí um: “EU AVISEI?”🤣🤣 Há anos, eu e milhares de profissionais no mundo inteiro, apontamos a importância de se investigar as causas do autismo relacionadas com fatores ambientais, nutricionais, imunológicos e inflamatórios que são MODIFICÁVEIS e passíveis da atuação da medicina preventiva. Enfim, esse passado está se tornando presente e modificando o futuro de milhões de autistas pelo mundo. —> GEMMA <— E não, não é GEMMA de gema de ovo (já não me basta as xexelentas de plantão confundirem caseína com lactose 😐😒), GEMMA é um acrônimo para: G - Genome E - Environment M - Microbiome M - Metabolome A - Autism A relação da genética + o meio ambiente + microbiota intestinal + metabolômica e o AUTISMO. O projeto visa buscar os biomarcadores dentro da fisiopatologia do autismo, entender como os fatores ambientais, a alimentação, e alterações na microbiota podem ser importantes modificadores do metabolismo, da homeostase e equilíbrio imunológico / bioquímico que levem aos sintomas autísticos, vejam o que o artigo diz:

“A equipe do GEMMA levanta a hipótese de que muitos fatores ambientais podem alterar a composição e atividade da microbiota intestinal, causando alterações epigenéticas, mudanças no perfil do metaboloma e aumento da permeabilidade intestinal, aumentando o tráfego de macromoléculas e favorecendo alterações das respostas imunológicas, contribuindo assim para a progressão e desenvolvimento do TEA” A base do tratamento biomédico no autismo, que eu defendo há anos, é exatamente essa: considerar que esse ser humano tem sintomas autísticos, mas esses sintomas podem ser reflexo de desordens imunológicas, inflamatórias relacionadas ao meio ambiente e que serão negligenciadas se forem “tratados” com o modelo atual de medicação e terapia. Esse projeto irá possibilitar no futuro falarmos mais abertamente sobre prevenção e como devemos como médicos e profissionais de saúde ampliar o leque de investigação e tratamento da equipe multidisciplinar.

Inscreva-se para os meus webinários gratuitos sobre Autismo e Tratamentos Biomédicos.

✅Cadastro para Webinário Grátis AO VIVO

✅ Para receber conteúdos exclusivos no Telegram:

📚 TAGS: #autismo #TEA #dratiellemachado

Genome, Environment, Microbiome and Metabolome in Autism (GEMMA) Study Design: Biomarkers Identification for Precision Treatment and Primary Prevention of Autism Spectrum Disorders by an Integrated Multi-Omics Systems Biology Approach doi: 10.3390/brainsci10100743