PESQUISAS APONTAM CONEXÃO ENTRE AUTISMO E PROBLEMAS INTESTINAIS

"Estudo de revisão demonstra que transtornos mentais em crianças, estão relacionados à doenças autoimunes, inflamação crônica consequentes das alterações da barreira intestinal e barreira hematoencefálica"

Publicado pela revista científica Nutrients em 2020 a revisão sistemática com meta-análise (tipo de estudo com maior peso hierárquico) aponta que doenças mentais e transtornos como autismo, TDA/H e TOC estejam diretamente relacionados com o aumento de biomarcadores da chamada “leaky gut syndrome”, traduzindo e resumindo: o intestino “emburacado” e furado!!!⁠ (Veja o estudo no final do texto) Imagine que seu intestino (e do autista também) possui um "durex" que liga uma célula na outra, no entanto, devido a fatores externos (em especial uma alimentação pró inflamatória e alergênica) e internos (como pré-disposição genética) esse durex pode soltar e abrir a porta do intestino, que devia estar “selado” e fechadinho para somente passar o que fosse de nosso interesse.⁠

Quando há essa hipermeabilidade, aumentam marcadores no sangue como a zonulina (citada no estudo), e esse aumento indica também o aumento de permeabilidade intestinal e a direta correlação com uma outra barreira importante no nosso corpo: o que entre e não entra no cérebro - a barreira hematoencefálica.⁠

Aprenda tudo sobre abordagem Biomédicas no Autismo para redução das medicações

Os pesquisadores conseguiram relacionar que em pessoas autistas e com TDAH há um aumento significativo de zonulina e em pessoas com TOC um aumento de Claudina-5 (o durex da barreira hematoencefálica).⁠ O aumento dessas proteínas conseguem explicar, e muito, o por quê observamos mais em pessoas com transtornos mentais distúrbios no trato gastrointestinal com consequências imunológicas e inflamatórias, e mais uma vez reforça a importância de reconhecer que o intestino é o segundo cérebro e que para cuidar da saúde mental e psicológica do seu filho comece investindo no intestino.⁠ Se você quer saber mais sobre a zonulina e o papel da hipermeabilidade intestinal no tratamento do autismo, venha assistir gratuitamente a aula online sobre tratamento biomédico no autismo.

✅Cadastro para Webinário Grátis AO VIVO

✅ Para receber conteúdos exclusivos no Telegram:

📚 TAGS: #autismo #TEA #dratiellemachado

Zonulin-Dependent Intestinal Permeability in Children Diagnosed with Mental Disorders: A Systematic Review and Meta-Analysis doi: 10.3390/nu12071982