top of page
Dra Tielle Name.png

OS 6 MÉDICOS DE OLHOS VENDADOS E O ELEFANTE



A parábola dos "Seis Cegos e do Elefante", originada há milhares de anos na Índia, conta a história de seis cegos que encontram um elefante na estrada

Como nunca encontraram um elefante antes, cada um explora uma parte diferente do elefante com o toque e sua própria “verdade” sobre o que um elefante deve ser.


Para o cego que sente a perna do elefante, o elefante parece uma árvore; para o que toca o lado do elefante, uma parede, a cauda parece uma cobra, a orelha como um tapete e assim por diante.


Eles logo começam a discutir sobre o que um elefante deve se basear em seu próprio conhecimento incompleto e dificuldade de percepção. Ao deixar de considerar a contribuição uns dos outros, todos eles falham em ver a majestade que um elefante realmente era.

As várias especialidades da Medicina parecem semelhantes no sentido de que cada um de nós se envolve em nosso entusiasmo, mas ainda nos comportamos de forma míope com uma concordância extremamente limitada ou mesmo discussão acalorada sobre o sistema geral que todos nós estudamos.


Parábolas são histórias curtas que ensinam uma história moral ou espiritual, encorajando-nos a olhar para a vida cotidiana de uma maneira mais profunda. São histórias que também revelam verdades ocultas, daí a minha recontagem desta antiga parábola sob a ótica da Medicina.


Durante mais de 40 anos o Autismo e o TDAH atraíram o foco do Medicina exclusivamente para o cérebro e para a genética. Absolutamente nada fora desses dois campos recebia a devida atenção ou eram estudados nesses transtornos.


Entretanto, o tempo é tão bom professor quanto a ciência; e ao passar dos anos começamos a abrir os olhos para a epigenética e questões no TEA e TDAH que iam além do cérebro.


Os desequilíbrios endócrinos, imunológicos, a neuroinflamação, os distúrbios gastrointestinais, o nervo vago, o sistema nervos entérico... uma cascata de comorbidades e reações com impactos neurológicos capazes de agravar ou amenizar os sintomas do TEA e TDAH, que vem apenas a agregar mais conhecimento ao que já se sabe sobre cérebro e genética.


Quem sabe um dia estaremos todos sem os olhos vendados, de mãos dadas e olhando para o TODO tanto quanto já olhamos para as partes.


Sds,

Dra Tielle Machado

👨‍🎓👩‍🎓 PÓS-GRADUAÇÃO EM AUTISMO E TDAH

📘 EBOOK GRATUITO AQUI

Você também pode nos encontrar aqui ↴

▼ INSTAGRAM:

▼ CANAL NO YOUTUBE:



Comentários


  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube
Posts Recentes
bottom of page