DISBIOSE INTESTINAL E A RELAÇÃO COM DOENÇAS MENTAIS SEVERAS

"Revisão Sistemática e Meta-análise sugere que a disbiose intestinal pode estar subjacente aos sintomas comportamentais de doenças mentais severas e fornece evidências para futuras investigações"

Uma Revisão Sistemática e Meta-análise publicada pela revista científica Nature evidencia biomarcadores de disbiose intestinal em doenças mentais severas.

Num primeiro momento na condução dessa RS e MA os pesquisadores buscavam mensurar marcadores biológicos de disbiose intestinal em pacientes com doenças mentais severas + fadiga crônica versus pessoas saudáveis.

Dentro do contexto do que chamamos de "sickness behavior", os principais sintomas relacionados foram (e veja se esses sintomas te lembram algo):

• Mal-estar

• Humor deprimido

• Perturbação do sono / Insônia

• Dificuldade de Concentração

• Limitação de interesses

• Diminuição do interesse social

• Diminuição do controle emocional

• Retardo psicomotor ou agitação

• Anorexia

• Hiperalgesia (aumento da sensibilidade à dor)

Os marcadores usados na revisão foram: zonulina (olha o glúten aí gentemmmmm), marcadores de translocação de endotoxinas bactérias (dentre elas a que sempre repito por aqui a LPS), inflamação crônica síbclínca (LBP, sCD14).

Os pesquisadores conseguiram mostrar que pacientes com doenças mentais severas tinham níveis mais elevados de zonulina, LPS, sCD14, anticorpos anti endotoxinas, e a proteína de fase aguda alfa-1-antitripsina. Até aí não tem muita novidade. Eu e outros profissionais atualizados já estudamos há séculos e vemos na prática clínica que ISSO ocorre, mas a genialidade desse artigo vai além: >>> relacionar a presença dos marcadores de disbiose COM A SEVERIDADE dos sintomas (que coloquei aí em cima).

E preparados para a cereja do bolo? Sugerem que em estudos futuros devem validar a relevância transdiagnóstica da disbiose intestinal (e um alvo transterapêutico para os sintomas de “sickness behavior”) seguindo os critérios TRANSD em psiquiatria. Vem coisa boa por aí não vem?

Inscreva-se para os meus webinários gratuitos sobre Autismo e Tratamentos Biomédicos.

✅Cadastro para Webinário Grátis AO VIVO

✅ Para receber conteúdos exclusivos no Telegram:

📚 TAGS: #autismo #TEA #dratiellemachado

Gut dysbiosis in severe mental illness and chronic fatigue: a novel trans-diagnostic construct? A systematic review and meta-analysis - Nature - Molecular Psychiatry