top of page
Dra Tielle Name.png

PERIGO NO USO DE CORTICOIDES DURANTE A GESTAÇÃO

Dra. Tielle Machado


"Pesquisadores apontam que o tratamento gestacional com corticoides, utilizado quando há chances de nascimento prematuro, foi significativamente associado a transtornos mentais e comportamentais em crianças"

O uso de corticoides durante a gestação se faz necessário caso haja risco de nascimento prematuro. O uso do medicamento reduz o risco da Síndrome da Angústia Respiratória, Enterocolite Necrosante, Hemorragia Intraventricular Neonatal e a mortalidade neonatal.


Nesse momento em que há riscos para a vida do bebê o recurso do uso do medicamento salva vidas. No entanto, as consequências a longo prazo não são totalmente esclarecidas.


Os pesquisadores analisaram 674.877 nascimentos ao longo de 10 anos na Finlândia, desses 14.868 foram expostos o tratamento com corticóides durante a gestação e os resultados mostraram que o uso de corticóides foi SIGNIFICATIMENTE associado a transtornos mentais e comportamentais nas crianças, dentre eles:

- Deficiência intelectual severa

- Autismo

- TDA/H

- Desordens Emocionais

- Distúrbios Psicóticos e do Humor

- Distúrbios do Sono


Esse estudo é importante por dois motivos principais:


1- É preciso rever os protocolos de pré-natal e acompanhamento de gestantes para que se previna com maior eficácia o parto prematuro, e assim também poderia-se diminuir o uso do medicamento (por exemplo: considerar os níveis de vitamina D, folato, B12, a presença de variantes genéticas, doenças autoimunes, ativação imunológica materna, diabetes gestacional, hipertensão, etc). O acompanhamento dos 1000 dias é muito mais amplo do que se imagina.


2- Frente à esses resultados, mais pesquisas precisam ser feitas e novas estratégias, medicamentos devem ser estudados. É meio que óbvio que o uso do medicamento é necessário já que há risco de vida, no entanto é preciso evoluir farmacologicamente na busca de novas soluções que não comprometam o neurodesenvolvimento infantil.


Por isso reforço a importância de médicos, principalmente obstetras e pediatras, a se especializarem nas questões nutricionais, imunológicas envolvidos nos transtornos do neurodesenvolvimento, como ensinamos na Pós Graduação Abordagem Integral no Autismo e TDAH.

Sds,

Dra Tielle Machado

👨‍🎓👩‍🎓 PÓS-GRADUAÇÃO EM AUTISMO E TDAH

📘 EBOOK GRATUITO AQUI

Você também pode nos encontrar aqui ↴

▼ INSTAGRAM:

▼ CANAL NO YOUTUBE:


📚 REFERÊNCIAS:

Associations Between Maternal Antenatal Corticosteroidand Mental and Behavioral Disorders in Children JAMA. 2020;323(19):1924-1933doi:10.1001/jama.2020.3937


Comentários


  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube
Perfil Tielle 1.jpg
     Olá, eu sou a Dra Tielle Machado, médica com 11 anos de experiência formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e sou mãe de autista.  Hoje além da prática médica atuo como palestrante, pesquisadora e ministro cursos de aperfeiçoamento para centenas de médicos e nutricionistas. Meus treinamentos continuar lendo...

REDES SOCIAIS

icone face.png
youtube.png
icon insta.png
     O conteúdo deste site, como textos, receitas, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas ou cuidados médicos e/ou nutricionais.
Procure orientação do seu médico para diagnósticos e tratamentos.
Dra Tielle Machado
Copyright © 2016 Dra. Tielle Machado CRM- 52.86811-6
Política de Privacidade e Termos de Uso
bottom of page