Dra Tielle Name.png
  • Dra. Tielle Machado

RISPERIDONA: INDENIZAÇÃO POR EFEITO COLATERAL EM AUTISTA



"A Suprema Corte dos EUA rejeitou o pedido da J & J para anular um veredicto de $ 70 milhões do júri contra a empresa farmacêutica por sua falha em alertar sobre os riscos associados ao uso off-label de seu antipsicótico Risperdal (Risperidona)."

O tribunal rejeitou o recurso da empresa de uma decisão de novembro de 2019 do Tribunal Superior da Pensilvânia que manteve o veredicto a favor de um homem do Tennessee chamado Adam Yount, que recebeu a prescrição da droga quando tinha apenas 4 anos de idade, em 2003.

O júri concluiu que a Johnson & Johnson não avisou aos profissionais de saúde o risco de ginecomastia (aumento ou inchaço da mama em homens causado por desequilíbrio hormonal), e que a empresa intencionalmente falsificou, destruiu ou escondeu evidências do caso.


Após iniciar o uso de Risperdal (Risperidona), o paciente desenvolveu ginecomastia aos 5 anos de idade. O antipsicótico na época não havia sido aprovado para uso pediátrico, então o rótulo não incluía uma advertência específica sobre ginecomastia em crianças.


O FDA aprovou o Risperdal (Risperidona) em 1993 para tratar esquizofrenia e transtorno bipolar em adultos, mas foi somente em 2006 que seu uso foi aprovado para irritabilidade associada ao autismo em crianças entre 5 e 16 anos de idade.


A Johnson & Johnson e sua unidade Janssen Pharmaceuticals enfrentaram milhares de ações judiciais relacionadas a Risperdal (Risperidona) e cerca de 10.000 casos continuam pendentes, de acordo com a empresa.


A empresa concordou separadamente em 2013 com o pagamento de US $ 2,2 bilhões para resolver as investigações criminais e civis dos EUA sobre a comercialização de Risperdal (Risperidona) e duas outras drogas.


ATENÇÃO: A Risperidona é uma droga psiquiátrica com efeitos colaterais consideráveis como aumento de peso, aumento de prolactina, rigidez muscular, acatisia. A retirada sem o devido acompanhamento médico pode causar diversos efeitos, fadiga, depressão e sentimentos suicidas. Até mesmo a "Hiperatividade" e psicoses graves podem se desenvolver. Seu uso deve ser acompanhado por médico e qualquer tentativa de desmame, ou interrompimento do uso só pode ser realizado com orientação médica.

Se você é médico ou nutricionista e quer conhecer mais sobre a Pós-Graduação, clique aqui.


Sds,

Dra Tielle Machado

✅Cadastro para Webinário Grátis AO VIVO

https://www.autflix.com/webinario

✅ Para receber conteúdos exclusivos no Telegram:

https://bit.ly/telegramDraTielle

📘 EBOOK GRATUITO AQUI

https://bit.ly/os5passosparaajudarocerebro

Você também pode nos encontrar aqui ↴

▼ INSTAGRAM:

https://www.instagram.com/dratiellemachado

▼ CANAL NO YOUTUBE:

https://www.youtube.com/dratiellemachado

📚 TAGS: #autismo #TEA #dratiellemachado


📚 REFERÊNCIAS:

U.S. Supreme Court rejects J&J appeal over Risperdal drug, by Lawrence Hurley

Reuters (https://www.reuters.com/business/legal/us-supreme-court-rejects-jj-appeal-over-risperdal-drug-2021-05-17/)


  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube
Posts Recentes