REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE: TDAH E A RELAÇÃO COM DOENÇAS ATÓPICAS

"Estudo fornece fortes evidências que crianças com doenças atópicas, incluindo asma, eczema e rinite alérgica, estão independentemente associadas ao TDAH na infância e que indivíduos têm uma chance média de 30% a 50% maior de desenvolver TDAH mais tarde na vida em comparação com pessoas sem essas doenças."

Uma Revisão Sistemática e Metanálise publicada em Janeiro de 2017 investigou a relação de atopia (conjunto de manifestações alérgicas sistêmicas) como asma, eczema e rinite alérgica com TDAH e os resultados sugerem que crianças com atopia tem mais risco de ter TDAH e crianças que tem TDAH tem mais risco de ter atopia.

São propostas alguns mecanismos para que reações imunológicas estejam relacionadas com o desenvolvimento de TDAH:

De acordo com o estudo, o TDAH pode ser parte de uma cascata alérgica da hipersensibilidade à exposição ambiental, ou ainda a atuação de citocinas inflamatórias e o estresse causados pela atopia e uma sobreposição de fatores ambientais e genéticos.

Os pesquisadores relatam que citocinas inflamatórias resultantes de uma reação alérgica são capazes de cruzar a barreira hematoencegálica e tem efeitos negativos no desenvolvimento cognitivo e comportamental.

Esta Revisão Sistemática e Metanálise conclui que crianças que tenham atopia (incluindo as três principais: asma, eczema e rinite alérgica) estão independentemente associadas ao TDAH, e essas crianças tem de 30% a 50% maior de chance de desenvolver TDAH do que crianças que não tenham essas alergias.

Aprofundando ainda mais o nível de associação, investigação e direcionamento do tratamento da pessoa com TDAH, é interessante fazer a seguinte pergunta: e de onde vem a atopia?

Diversas pesquisas apontam que a atopia pode estar relacionada à alergia alimentar (em especial o leite de vaca), a doença alérgica pode sofrer mudanças dinâmicas com o tempo, e o termo "Marcha da Alergia" costuma ser usado para descrever essa progressão característica da atopia, conforme outro estudo publicado em Junho/21: Nutritional Interventions to Prevent the Development of Atopic Diseases: A Focus on Cow’s Milk Allergy.

Atualmente, pouco se investe em medidas preventivas e tratamentos não farmacológicos para que crianças tenham qualidade de vida e bom desempenho acadêmico. O estudo mostra a importância de oferecer uma abordagem de prevenção e/ou tratamento da patologia por trás dos sintomas de TDAH, antes da corrida por medicamentos - e eu tenho que concordar. O que mais vejo na minha prática clínica são casos em que a indicação desses medicamentos poderia ter sido evitada.

Association of atopic diseases and attention-deficit/hyperactivity disorder: A systematic review and meta-analyses. Neuroscience and Biobehavioral Reviews. doi: 10.1016/j.neubiorev.2017.01.011

Nutritional Interventions to Prevent the Development of Atopic Diseases: A Focus on Cow's Milk Allergy. doi: 10.1007/164_2021_480.