ESTUDO FAZ REVISÃO SOBRE O ESPECTRO DAS DESORDENS RELACIONADAS AO GLÚTEN

"Pesquisadores revelam uma gama de sintomas associados ao consumo de trigo que vai além da doença celíaca, mas também dermatite herpetiforme, ataxia do glúten, alergia ao trigo e sensibilidade ao glúten não celíaca"

O espectro das desordens relacionadas ao consumo de glúten, que nome sugestivo para a gente, não?⠀

Leve esse artigo para o seu médico ou nutricionista que ainda desconhecem a relação do glúten com sinais e sintomas neurológicos.

Pesquisadores fizeram uma revisão com as últimas atualizações das desordens relacionadas ao consumo de glúten, separaram em 5 grandes “categorias”, desenvolveram guidelines para o diagnóstico e também o tratamento correto.⠀

As cinco principais desordens apontadas são: (e ainda coloquei mais uma não citada no artigo)⠀

1. Doença Celíaca: A doença queridinha dos não estudiosos, que acham que problema com glúten é só para celíacos, mas também não sabem identificar um celíaco, pedir um exame, entender os sintomas escondidos, e o que costuma acontecer? ⠀

2. Dermatite Herpetiforme: É uma doença também de caráter imunológico (como a DC), em que há pré-disposição genética.⠀

3. Ataxia do Glúten: resumidamente a pessoa tem dificuldade motora fina e grossa, dificuldade no equilíbrio relacionada ao consumo de glúten.⠀

4. Alergia ao Trigo: Pode ser mediada por IgE ou não (sendo essa mais difícil ser diagnosticada), é uma das alergias alimentares mais comuns no mundo.⠀

5. Sensibilidade ao Glúten não Celíaca: Aqui é aonde a gente encontra a maioria das pessoas que sofrem pelo consumo de trigo, mas não fazem idéia e profissionais tem dificuldade de fazer a relação dos sintomas com o consumo. ⠀

6. Escrébis: Essa condição eu inventei para chamar as pessoas que se sentem mal ao consumir glúten, mas seus sintomas ainda não tem nome na medicina Rs⠀

A grande questão é: até quando vão se esconder atrás dos desejos alimentares, da preguiça de estudar (e a pessoa quer parecer O ESTUDIOSO quando fala da inexistência de comprovação científica), do ego em querer impor sua opinião ser mais importante do que se abrir para a possibilidade de ajudar genuinamente o ser humano que está ali, pedindo orientações e ajuda?⠀

Inscreva-se para os meus webinários gratuitos sobre Autismo e Tratamentos Biomédicos.

✅Cadastro para Webinário Grátis AO VIVO

✅ Para receber conteúdos exclusivos no Telegram:

📚 TAGS: #autismo #TEA #dratiellemachado

Taraghikhah, N., Ashtari, S., Asri, N. et al. An updated overview of spectrum of gluten-related disorders: clinical and diagnostic aspects. BMC Gastroenterol20, 258 (2020) doi.org/10.1186/s12876-020-01390-0